Brasileiros vão xingar 'Sirât' nas redes e acabam invadindo posts da mesma distribuidora de 'O Agente Secreto'

Cena do filme 'Sirât', de Oliver Laxe Divulgação Brasileiros estão indo ao perfil do filme espanhol “Sirât” para criticar ou até mesmo proferir ofensa...

Brasileiros vão xingar 'Sirât' nas redes e acabam invadindo posts da mesma distribuidora de 'O Agente Secreto'
Brasileiros vão xingar 'Sirât' nas redes e acabam invadindo posts da mesma distribuidora de 'O Agente Secreto' (Foto: Reprodução)

Cena do filme 'Sirât', de Oliver Laxe Divulgação Brasileiros estão indo ao perfil do filme espanhol “Sirât” para criticar ou até mesmo proferir ofensas contra o longa e o diretor, o cineasta franco-espanhol Óliver Laxe, após ele ironizar as quatro indicações de “O Agente Secreto” no Oscar 2026. “Na Academia há muitos brasileiros, nós gostamos muito deles, mas eles são ultranacionalistas. Acho que, se os brasileiros inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele”, disse Laxe durante o talk show La Revuelta, da emissora pública espanhola TVE. O cineasta concorre ao Oscar nas categorias Melhor Filme Internacional e Melhor Som, por “Sirât”. A premiação acontece em 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A declaração do cineasta repercutiu nas redes e causou revolta em muitos brasileiros. Assim como ocorreu no ano passado com a atriz Karla Sofía Gascón durante o período de premiações de 2025, Laxe passou a ser alvo de diversas ofensas nas redes. Como ele não tem perfil pessoal no Instagram, as críticas têm sido feitas no perfil oficial do filme. Brasileiros têm feito diversos comentários em publicações de filme 'Sirât' feitas pela distribuidora Neon Reprodução/Instagram Os comentários são diversos. "Preferimos o sapato", escreveu uma mulher. "Não se garante com o filme e inventa notícia falsa sem embasamento", escreveu outro. "Respeita o cinema brasileiro". "A blogueira menor do meu bairro tem mais seguidores que esse filme furreco". Em muitas dessas críticas, os brasileiros usam emojis de sapatos, em alusão ao comentário de Laxe. Essas críticas atingem diretamente a norte-americana Neon, empresa que distribui “Sirât” nos Estados Unidos. É a mesma que adquiriu os direitos de distribuição de "O Agente Secreto" no país norte-americano. A distribuidora é a empresa responsável por comercializar, promover e lançar um filme no mercado após sua produção. A maioria dos posts que tem sido alvo dos inúmeros ataques de brasileiros foram feitos pela Neon em parceria com o perfil oficial de “Sirât”, como forma de promoção do filme espanhol. Ou seja, os ataques estão indo para o perfil do filme, mas também aparecem no perfil da produtora. Apesar das críticas, os ataques também representam engajamento para esses posts. São mais de 41 mil comentários na publicação mais recente de “Sirât” no perfil da Neon. Já em outra são mais de 10,6 mil comentários. No post mais recente de "O Agente Secreto" são apenas 438 comentários. Ainda que os posts do filme brasileiro tenham mais curtidas, os posts de “Sirât” têm alcançado muito mais engajamento por conta dos inúmeros comentários.