Estiagem prolongada, temporais, furacões: saiba como os extremos estão se tornando cada vez mais frequentes

O podcast Gerais no g1 conversou nesta semana com a climatologista Daniela Cunha. Mais de 170 dias sem chuvas significativas em Belo Horizonte. Temporais em S...

Estiagem prolongada, temporais, furacões: saiba como os extremos estão se tornando cada vez mais frequentes
Estiagem prolongada, temporais, furacões: saiba como os extremos estão se tornando cada vez mais frequentes (Foto: Reprodução)

O podcast Gerais no g1 conversou nesta semana com a climatologista Daniela Cunha. Mais de 170 dias sem chuvas significativas em Belo Horizonte. Temporais em São Paulo. Aumento de furacões nos Estados Unidos. Chuvas no deserto do Saara. O clima tem cada vez mais dado sinais de que os extremos vieram para ficar. As mudanças no planeta deixaram de ser expectativas para se tornarem realidade. No episódio desta semana do podcast Gerais no g1, o jornalista Sérgio Marques conversou com a geógrafa, climatologista e professora do Instituto Federal de Minas Gerais em Governador Valadares, Daniela Cunha. "É o oceano interagindo com a atmosfera e, consequentemente, influenciando nos sistemas que atuam na atmosfera. Foi o que aconteceu particularmente esse ano quando a gente teve a alta subtropical do Atlântico Sul que ficou estacionada sobre Minas Gerais por um longo período ocasionando a estiagem atípica", disse ela. Agora, a temporada de tempestades se aproxima. Neste fim de semana, a previsão é que chova quase 100 milímetros em Belo Horizonte. Por que medimos as chuvas em milímetros e não em mililitros? Belo Horizonte com muita fumaça e tempo seco Lucas Franco/TV Globo Ouça Você pode ouvir o Gerais no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no iHeart ou na sua plataforma de áudio preferida. 🎧 Assine e siga o podcast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio Vídeos mais vistos no g1 Minas: