Lula anuncia criação de duas novas universidades federais: uma voltada a indígenas e outra à formação esportiva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (27) o envio ao Congresso Nacional dos projetos de lei que criam duas novas universidades feder...

Lula anuncia criação de duas novas universidades federais: uma voltada a indígenas e outra à formação esportiva
Lula anuncia criação de duas novas universidades federais: uma voltada a indígenas e outra à formação esportiva (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (27) o envio ao Congresso Nacional dos projetos de lei que criam duas novas universidades federais: a Universidade Federal Indígena (Unid) e a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte). Se aprovadas, as instituições têm previsão de começar a funcionar em 2027. A cerimônia no Palácio do Planalto contou com a presença dos ministros Camilo Santana (Educação), André Fufuca (Esporte) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas). A ex-ministra do Esporte Ana Moser também participa do evento. Segundo o Ministério da Educação, a criação da Unid atende a uma demanda de diversos povos tradicionais (leia mais abaixo). Veja os vídeos que estão em alta no g1 A proposta é que a universidade funcione em rede e integre saberes tradicionais e científicos, com foco na formação de profissionais indígenas. Já a UFEsporte retoma uma promessa feita por Lula em agosto, durante encontro com atletas da ginástica rítmica, quando o presidente manifestou a intenção de criar uma instituição voltada à formação e ao desenvolvimento de práticas esportivas. Lula no G20 na África do Sul em 23 de novembro de 2025 Esa Alexander/Reuters Segundo o ministro do Esporte, André Fufuca, a universidade do Esporte contemplará formações em diversas áreas ligadas à prática esportiva. "Vai ter curso de marketing esportivo, direito esportivo, medicina esportiva, para capacitar para serem grandes técnicos, preparadores e acima de tudo construir um futuro para o esporte nacional. Hoje é dia de celebração de Brasil", disse Fufuca. - Esta reportagem está em atualização.